Pular para o conteúdo

Receita de risoto de abóbora simples e descomplicada

RECEITA DE RISOTO DE ABÓBORA
Muita boa a receita de risoto de abóbora simples pode deixar qualquer um com a boca cheia de para querer experimentar logo essa maravilha que os amantes adoram comer. Feita com sálvia crocante não leva tempo para cozinhar o que torna esse prato bastante rápido e fácil de fazer .Risoto de abóbora simples é uma refeição deliciosamente reconfortante e com uma pitada de amor porque ela é muito suave e doce ao paladar.
 
 
 
Esta versão da receita de risoto de abóbora é baseada em receitas tradicionais italianas e é fácil de fazer, recheada, mas não muito pesada. É um prato perfeito de bondade de outono. Muitos anos atrás, eu fiz um arancini de abóbora assada que usava risoto de abóbora como base, mas por qualquer motivo eu perdi o hábito de fazer qualquer um. Isso até estarmos em Bolonha no ano passado.
 
 
 
Quando visitamos um produtor de vinagre balsâmico (veja mais no meu  post sobre comida no Bologna  ), uma de suas sugestões para um dos vinagres foi em cima do risoto de abóbora. Imediatamente comecei a imaginar a deliciosa combinação e mal podia esperar até o outono para experimentá-la. 
Para tornar a antecipação ainda pior, eu não consegui compartilhar esta receita de risoto de abobora no ano passado no final, então tenho mantido isso até que estivesse tudo bem falar de abóbora novamente. Sim, admito, tenho escondido este prato delicioso de você
 
 
 
O risoto de abóbora é tradicionalmente feito com arroz arbóreo ou carnaroli, além de algumas outras variedades regionais de arroz. Arborio é o mais comum e facilmente encontrado na maioria dos supermercados, embora muitos especialistas argumentem que o carnaroli é melhor, se você puder encontrá-lo. Mas não se preocupe pode fazer com a que você encontrar perto de sua casa, não tem problema algum. Porque essa receita de risoto de abóbora simples não pode faltar na sua casa.
O que há de tão especial no risoto de abóbora e o que o torna irresistível? Teríamos que responder à sua simplicidade; uma simplicidade que encarna sabedoria, cuidado, gestos imutáveis, necessários e práticos. Por exemplo, a tostagem do arroz, que impermeabiliza os grãos conferindo-lhes uma extraordinária resistência ao
cozimento excessivo; o método de cozimento passo a passo, acrescentando uma concha de caldo de cada vez, já que risoto não é arroz cozido; o assim chamado mantecatura , aquele momento em que o amido transforma o caldo que sobrou em um creme que, graças ao toque final da manteiga, ficará ainda mais aveludado.
Receita de risoto de abóbora é uma verdadeira instituição na cozinha italiana: um primeiro prato preparado com abóbora que engloba todo o calor da cozedura lenta, sabores genuínos e bom cheiro caseiro. Um prato de origem camponesa, como muitos dos melhores pratos da tradição italiana: só a intuição, a prática e a imaginação conseguiram transformar a abóbora e o arroz num prato hoje celebrado pelos gourmets e amado pelos conhecedores.
 

Ingredientes da receita de risoto de abóbora

Para o risoto de abóbora

  • 570ml/1 litro de caldo de legumes ou frango
  • cebola pequena , picada
  • 12 folhas de sálvia frescas picadas finamente
  • 2 colheres de azeite
  • 170g/  de arroz arbóreo
  • 250g/  de abóbora ou abóbora , cortada em cubos pequenos
  • 50g/  de manteiga
  • sal e pimenta preta moída na hora

Para a sálvia crocante

Para enfeitar

  • pedaço de queijo parmesão fresco ou queijo parmesão vegetariano (se você quiser )

Modo de preparo

  1. Aqueça o caldo até quase ferver e, em seguida, mantenha em fogo muito baixo. Em uma panela de fundo grosso separada frite a cebola no óleo em fogo baixo até ficar macia, mas não dourada. Adicione a sálvia picada e cozinhe por mais alguns minutos.

  2. Adicione o arroz e misture bem por alguns segundos para cobrir os grãos com óleo, em seguida, despeje um terço do caldo e leve para ferver suavemente. Cozinhe até que quase todo o caldo seja absorvido. Adicione a abóbora ou abóbora e um pouco mais de caldo e continue a ferver suavemente até que o caldo seja absorvido.

  3. A partir daí, adicione mais caldo de cada vez, até que a abóbora esteja macia e o arroz bem al dente (com uma pequena mordida). Você pode não precisar de todo o caldo, mas a textura deve ser solta e cremosa.

  4. Quando o risoto estiver quase pronto, aqueça o óleo de girassol em uma panela pequena e frite rapidamente as folhas de sálvia até ficarem crocantes – em questão de segundos.

  5. Misture a manteiga no risoto e tempere bem com sal e pimenta. Divida em 4 tigelas e polvilhe algumas folhas de sálvia crocante sobre cada porção. Leve o queijo e um ralador à mesa para que seus convidados se sirvam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.