Pular para o conteúdo

Receita de Panetone fácil de fazer e muito rápido

RECEITA DE PANETONE FÁCIL

Esta receita de panetone fácil e ‘rápida’ que oferece sabor e textura. É a minha escolha para um bolo de Natal de última hora e não requer nenhum equipamento especializado no seu preparo ! Tenho certeza que você adora fazer sobremesas fáceis e saborosas, assim como essa deliciosa receita de Panetone fácil de fazer !

 

Originalmente um bolo de pão italiano de Natal, com muita textura e recheado com passas e laranja cristalizada, este simples bolo de panetone é tão saboroso e cheio de sabores que vai querer apreciá-lo durante todo o ano. Eu sei que sim e é por isso que estou fazendo esta receita novamente agora.

 

O que eu mais amo nesse pão de panetone é a textura. Quando se trata de cozinhar, brincar com a textura é metade da diversão – e o sabor é a outra metade. Embalado com passas e laranja cristalizada, este panetone italiano tem ambos. Há muitas maneiras de modificá-lo, então não tenha medo se você não se importa com passas ou laranja cristalizada. Antes de mergulharmos na receita, vamos conhecer um pouco mais sobre a história das receitas de panetone e por que elas são diferentes de outras sobremesas natalinas.

 

A receita de panetone fácil é basicamente um pão doce que é assado em uma forma redonda, o que lhe confere uma textura fofa mais leve que o ar. Existem também muitas variações da receita clássica, algumas incluindo um bolo simples, chocolate ou outras frutas cristalizadas e geralmente servidas ao lado de bebidas quentes ou vinho. Alguns até adicionam uma gota de queijo mascarpone para torná-lo ainda mais “italiano”.

 

Aqui está a coisa sobre esta receita de panetone fácil  italiano: parece que seria difícil de fazer, mas na realidade, é uma das sobremesas mais fáceis que você já preparou. Contanto que você siga as instruções e tenha uma boa dose de paciência (é demorado!), você será um mestre do pão de panetone em pouco tempo. 

 

Esta receita de panetone fácil remonta ao período da Renascença. Todos nós tomamos o pão como garantido agora, mas durante essa época (aproximadamente no século 14), o trigo era uma mercadoria quente. Não havia muito, então era usado apenas para ocasiões especiais… O Natal era uma dessas ocasiões. Começou aí a tradição de fazer pão nas festas de fim de ano, e o panetone entrou em cena em 1839… tanto quanto sabemos.

 

Ingredientes

  • 150ml/  leite , aquecido
  • 2 colheres de chá de fermento seco de ação rápida
  • 100g/ de açúcar de confeiteiro dourado
  • 3 ovos caipiras, batidos
  • 175g/ de manteiga , derretida
  • 3 colheres de sopa de vinho Marsala
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 500g/ de farinha branca forte , mais extra para polvilhar
  • ½ colher de chá de sal
  • 150g/ de passas
  • 4 colheres de sopa de suco de laranja ou conhaque
  • 75g/ de casca cristalizada
  • óleo , para untar

Como servir

  • ovo caipira, batido
  • 2 colheres de sopa de amêndoas em lascas
  • açúcar de confeiteiro , para polvilhar

Modo de preparo da receita de panetone fácil

  1. Coloque o leite e o fermento em uma tigela pequena e misture.

  2. Bata o açúcar e os ovos juntos em uma tigela separada até ficar bem incorporado e leve. Junte a manteiga derretida, o vinho Marsala e o extrato de baunilha.

  3. Coloque a farinha e o sal na tigela de uma batedeira elétrica equipada com um gancho de massa.

  4. Adicione a mistura de fermento e leite, juntamente com a mistura de ovos batidos e amasse por 10 minutos em velocidade muito baixa.

  5. Cubra e deixe crescer em um local quente e sem correntes de ar até que mais que dobre de tamanho, o que levará cerca de 2 horas.

  6. Enquanto isso, mergulhe as passas no suco de laranja ou conhaque.

  7. Unte uma forma de bolo de 18 cm de profundidade. Forre o fundo com papel manteiga e faça um colarinho de 10 cm com papel manteiga de dupla espessura para forrar as laterais da forma.

  8. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada, misture as passas embebidas e a casca cristalizada e amasse levemente por 3-4 minutos. A massa ficará macia e pegajosa, então unte bem as mãos para manuseá-la.

  9. Enrole a massa em uma bola e coloque na forma preparada. Cubra e deixe crescer por 45 minutos a 1 hora, ou até dobrar de tamanho novamente.

  10. Pré-aqueça o forno a 180C/160C Ventilador/Gás 4.

  11. Pincele o topo do panetone com o ovo batido e polvilhe as amêndoas.

  12. Asse por cerca de 55 minutos, ou até crescer bem e dourar. Transfira para uma grade de resfriamento. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.