Pular para o conteúdo

Receita de Frango Piri-piri da maneira correta

A receita de frango piri-piri português é perfeito para o churrasco. Você pode prepará-lo no dia anterior e cozinhá-lo em apenas 30 minutos! frango piri-piri é um prato picante com raízes tanto em África como em Portugal. O prato foi criado em Angola e Moçambique quando os colonizadores portugueses chegaram com pimenta (conhecida como piri-piri em suaíli). Nota de tempo: O frango precisa marinar por pelo menos quatro horas antes de ser grelhado. 

 

Este frango piri-piri assado no forno também pode ser espetado e grelhado. Se você não gosta muito quente, ajuste a quantidade de pimenta na marinada de piri-piri. Frango Piri-piri ou prato piri-piri é um prato popular português. É simplesmente um frango assado na brasa servido com batatas fritas e salada. O que distingue o frango piri-piri de outros frangos grelhados é a calda de pimenta que ele recebe antes de ir para a grelha – o piri piri.

 

Em Portugal, pode encontrá-lo em muitos restaurantes e churrasqueiras – locais dedicados ao churrasco. Normalmente, você pode escolher entre um frango inteiro ou apenas metade e pedir com ou sem o molho de pimenta. Como a maioria dos lugares não serve muito quente, quem gosta de um pouco de calor extra pode pedir mais molho de piri-piri.Seja como for você deve fazer a receita de frango piri-piri na sua casa.

 

A receita de frango piri-piri é um prato picante com raízes tanto em África como em Portugal. O prato foi criado em Angola e Moçambique quando os colonizadores portugueses chegaram com pimenta (conhecida como piri-piri em suaíli). Nota de tempo: O frango precisa marinar por pelo menos quatro horas antes de ser grelhado.

 

Esta receita de frango piri Piri é uma versão caseira do prato que você encontrará em qualquer local do Nando! Se não conhece o Nando’s é uma cadeia internacional de restaurantes especializados em cozinha portuguesa. O prato de assinatura é este frango Piri Piri português.

 

Nos EUA, você pode encontrar as localizações de Nando na área metropolitana de DC ou em Chicago. Como muitos de vocês podem não morar perto o suficiente de um local para aparecer e experimentar esse frango que muda a vida, pensei em trazê-lo direto para a sua cozinha com esta versão caseira.

 

O QUE É O FRANGO PIRI PIRI?

O frango Piri Piri é um prato tradicional português. Geralmente são pedaços de frango inteiros grelhados e carbonizados cobertos com uma pasta ou molho à base de pimenta. O molho ou pasta usa o African Bird’s Eye Chili, que é cultivado em todo o norte da África e sul de Portugal.

Quando feito na sua forma mais tradicional, o Piri Piri é verdadeiramente slow food. No entanto, adoro dar-lhe um sabor de alimentos diferentes e excitantes de uma forma que é modificada para simplificar a cozinha da sua casa.

 

QUAL É O SABOR DO FRANGO PIRI PIRI?

O molho Piri Piri é um pouco picante, um pouco doce, um pouco salgado e todo complexo. É como uma pequena explosão de sabor na boca. O passo que torna este sabor de frango central é o carvão da frigideira. Tem gosto de frango de churrasco – mas melhor!

Para a minha versão fácil, eu uso pimentões tailandeses vermelhos porque são mais fáceis de encontrar no mercado local. Essas pimentas são picantes, mas também têm um pouco de doçura, o que faz com que nosso molho Piri Piri fique no topo. Esta receita de frango piri-piri vai, definitivamente, deixar você lambendo os dedos.

 

Ingredientes

Para o molho piri-piri

  • 6-12 pimentas vermelhas frescas
  • 1 colher de alho picado grosseiramente
  • 1 colher de chá de flocos de sal
  • ½ colher de chá de orégano
  • ½ colher de sopa de páprica
  • 100ml/ azeite de oliva
  • 50ml/1 vinagre de vinho tinto

Servir

  • salgadinhos
  • salada
 
 

Modo de preparo da receita de frango piri-piri

  1. Para fazer o molho piri-piri, pré-aqueça o forno a 180C/350F/Gás 4. Coloque as pimentas em uma assadeira e asse por 10 minutos.

  2. Deixe esfriar e pique grosseiramente os pimentões. Coloque as pimentas, alho, sal, orégano, páprica, azeite e vinagre em uma panela e cozinhe por 2-3 minutos.

  3. Deixe a mistura esfriar e, em seguida, misture-a em um purê em um liquidificador ou processador de alimentos. Armazenar em um recipiente com tampa em temperatura ambiente; ele vai manter por cerca de um mês. Agite antes de usar.

  4. Coloque o frango empanado em um saco plástico lacrado. Adicione metade do molho piri-piri, espalhando uniformemente sobre o frango. Sele e deixe marinar na geladeira por pelo menos 1 hora.

  5. Pré-aqueça o forno a 200C/390F/Gás 6 e pré-aqueça uma frigideira grande no fogão. Alternativamente, acenda o seu churrasco.

  6. Tempere o frango marinado e cozinhe na frigideira por 2-3 minutos de cada lado, até dourar. Transfira o frango grelhado para uma assadeira e asse no forno por 30 minutos, até ficar cozido. Alternativamente, coloque o frango em uma churrasqueira de fogo médio, coberto, por 10-15 minutos em ambos os lados ou até ficar cozido, regando regularmente com o restante do molho piri-piri.

  7. Sirva imediatamente com batatas fritas e uma salada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.