Pular para o conteúdo

Receita de Frango Piri-piri fazendo corretamente

RECEITA DE FRANGO PIRI PIRI

A receita de frango piri-piri português é perfeito para o churrasco. Você pode prepará-lo no dia anterior e cozinhá-lo em apenas 30 minutos! frango piri-piri é um prato picante com raízes tanto em África como em Portugal. O prato foi criado em Angola e Moçambique quando os colonizadores portugueses chegaram com pimenta (conhecida como piri-piri em suaíli). Nota de tempo: O frango precisa marinar por pelo menos quatro horas antes de ser grelhado. 

 

Esta receita de frango piri-piri assado no forno também pode ser espetado e grelhado. Se você não gosta muito quente, ajuste a quantidade de pimenta na marinada de piri-piri. Frango Piri-piri ou prato Piri-piri é um prato popular português. É simplesmente um frango assado na brasa servido com batatas fritas e salada. O que distingue o frango piri-piri de outros frangos grelhados é a calda de pimenta que ele recebe antes de ir para a grelha – o piri piri.

 

Em Portugal, pode encontrá-lo em muitos restaurantes e churrasqueiras – locais dedicados ao churrasco. Normalmente, você pode escolher entre um frango inteiro ou apenas metade e pedir com ou sem o molho de pimenta. Como a maioria dos lugares não serve muito quente, quem gosta de um pouco de calor extra pode pedir mais molho de piri-piri.

 

 

Para variar os prazeres do “frango de domingo”, aqui fica uma receita de frango marinado, cozinhado na brasa, o “Frango à Portuguesa” ou a receita de frango Piri-Piri (do nome do pimento utilizado). Uma delícia para esta receita de origem portuguesa, é verão, simpática, enfim, não hesite em fazê-la, os seus amigos vão agradecer!

 

Para a receita de frango piri-piri  ou assado com molho piri piri, você pode usar o frango inteiro ou comprar diretamente os quartos traseiros, como preferir. Se você gosta do peito, opte pela ave inteira, enquanto se quiser mais suculenta, compre apenas as coxas ou os quartos traseiros. A chave é o molho de influência africana: picante feito de pimenta malagueta (olho de pássaro) e também tem um ponto um tanto doce e salgado, com muito umami. Se você não encontrar esse tipo de chili, não se preocupe, você pode substituí-lo por um de sua prefência.

 

Antes de assar o frango, gosto de marinar por cerca de 12 horas na geladeira, bem tampado, para que fique impregnado de todos os sabores e também fique mais suculento. Mais tarde, pode servir com umas batatas assadas ou salteadas, um pouco de salsa ou umas rodelas de limão, como se faz em Portugal. Há quem asse o frango com o molho já espalhado e há também quem o sirva só à parte, para que cada um mergulhe o que quiser. Claro que se sobrar pode preparar uns ovos fritos com batatas e frango desfiado ou ainda uma lasanha, umas lentilhas. criatividade à força!

 

Ingredientes

  • frango inteiro (cerca de 1kg/ ), espetado
  • sal e pimenta preta moída na hora

Para o molho piri-piri

  • 6-12 pimentas vermelhas frescas
  • 1 colher de alho picado grosseiramente
  • 1 colher de chá de flocos de sal
  • ½ colher de chá de orégano
  • ½ colher de sopa de páprica
  • 100ml/ azeite de oliva
  • 50ml/1 vinagre de vinho tinto

Servir

  • salgadinhos
  • salada
 
 

Modo de preparo da receita de frango piri-piri

  1. Para fazer o molho piri-piri, pré-aqueça o forno a 180C/350F/Gás 4. Coloque as pimentas em uma assadeira e asse por 10 minutos.

  2. Deixe esfriar e pique grosseiramente os pimentões. Coloque as pimentas, alho, sal, orégano, páprica, azeite e vinagre em uma panela e cozinhe por 2-3 minutos.

  3. Deixe a mistura esfriar e, em seguida, misture-a em um purê em um liquidificador ou processador de alimentos. Armazenar em um recipiente com tampa em temperatura ambiente; ele vai manter por cerca de um mês. Agite antes de usar.

  4. Coloque o frango empanado em um saco plástico lacrado. Adicione metade do molho piri-piri, espalhando uniformemente sobre o frango. Sele e deixe marinar na geladeira por pelo menos 1 hora.

  5. Pré-aqueça o forno a 200C/390F/Gás 6 e pré-aqueça uma frigideira grande no fogão. Alternativamente, acenda o seu churrasco.

  6. Tempere o frango marinado e cozinhe na frigideira por 2-3 minutos de cada lado, até dourar. Transfira o frango grelhado para uma assadeira e asse no forno por 30 minutos, até ficar cozido. Alternativamente, coloque o frango em uma churrasqueira de fogo médio, coberto, por 10-15 minutos em ambos os lados ou até ficar cozido, regando regularmente com o restante do molho piri-piri.

  7. Sirva imediatamente com batatas fritas e uma salada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.