Pular para o conteúdo

Receita de Frango assado no forno muito suculento

ASSADO DE FRANGO

Frango assado no forno é um prato para todas as estações. Sirva com uma salada verde e pão crocante no verão ou com batatas assadas, cenouras e ervilhas no inverno. Use uma calculadora especial para o tempo e temperaturas exatos quando estiver assando. Nada melhor que um frango assado no forno fácil de fazer e ainda mais fácil de preparar!

 
 
 
Especialmente quando o frango assado é com manteiga de alho, alecrim, salsa, limão e uma pitada de vinho branco para um sabor imbatível. Este frango assado no forno com manteiga de alho e ervas definitivamente bate as calças de qualquer frango assado! Quando assamos frango, não o fazemos apenas com uma pitada de sal. Não, nós fazemos sabor. Há muito disso neste frango que supera qualquer frango de restaurante.

 

Cada porção fornece 270 kcal, 46g de proteína, 0g de carboidratos (dos quais 0g de açúcares), 9,5g de gordura (dos quais 2,5g saturados), 0g de fibra e 0,6g de sal. Você provavelmente já olhou para os preços de venda de frangos inteiros, mas vamos ser sinceros: cozinhar um frango inteiro pode ser intimidante. Não precisa ser! Claro, nem todo mundo

 

adora preparar o frango assado e remover o pescoço e os miúdos, mas essa parte leva apenas um minuto ou dois, e então você está pronto para começar! O segredo para o frango assado no forno ficar mais saboroso e úmido é colocar a manteiga temperada sob a pele. Esse sabor incrível será absorvido pela própria carne e sua pele ficará crocante. Nós prometemos, isso vale a pena o esforço.

 

Nós sabemos, muitos de vocês gostam de alinhavar. Em teoria, é uma ótima ideia. Infelizmente, você perde tanto calor toda vez que abre a porta do forno para regar, que honestamente não recomendamos. Se você decidir alinhavar, faça-o o mínimo, rápido e seguro possível.

 

Um daqueles pratos que poderíamos dizer que fazem parte da cultura gastronômica mundial. Já que em quase todas as sociedades existe uma receita de frango assado. Seja com alguns molhos ou outros, com ou sem pele, com várias ervas, especiarias, legumes, citrinos, licores ou não… esta  receita de frango assado no forno é um dos seus pratos por excelência na gastronomia mundial.

 

Basicamente trata-se de cozinhar o frango nos próprios sucos e gordura, acompanhado ou temperado com ervas aromáticas e/ou vegetais. A maneira ideal de cozinhá-los é em espetos rotativos. Você sabe, aqueles em que o frango é atravessado por um ferro que o faz girar, permitindo assim que seus sucos e gordura se espalhem por toda a peça. Mas em casa, o mais comum é usarmos o forno para assá-lo, deixando o frango em uma travessa e submetendo-o à fonte de calor por um certo tempo.

Ingredientes

 

  • limão
  • ramo pequeno de tomilho fresco
  • 1 x 1,5kg/  frango pronto para cozinhar , de preferência orgânico
  • 2-3 dentes de alho
  • 1 colher de azeite
  • sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
 
 

Modo de preparo do frango assado no forno

  1. Pré-aqueça o forno a 200C/180C Ventilador/Gás 6.

  2. Corte o limão ao meio no sentido do comprimento. Insira um raminho de tomilho na fenda e coloque o limão dentro da cavidade do frango.

  3. Retire as folhas dos talos de tomilho restantes e coloque-os em uma tigela. Pressione os dentes de alho com a palma da mão para esmagá-los levemente. Retire as peles e adicione o alho à tigela.

  4. Despeje o azeite na tigela. Usando um pilão e um almofariz, um mini processador de alimentos ou um liquidificador, misture as folhas de tomilho, alho e azeite. Deve ficar bem líquido.

  5. Espalhe a mistura de tomilho, alho e óleo por todo o frango, trabalhando em todos os cantos e recantos.

  6. Coloque o frango em uma assadeira e despeje o azeite aromatizado restante. Tempere o frango generosamente com sal marinho e pimenta preta.

  7. Cubra o frango frouxamente com papel alumínio e asse por 30 minutos. Retire o papel alumínio e asse por mais 30 minutos. Reduza a temperatura para 180C/160C Ventilador/Gás 4 e asse por mais 25 minutos, ou até que o frango esteja cozido. Está totalmente cozido se os sucos ficarem claros quando o pássaro for perfurado na coxa com um espeto.

  8. Desligue o forno e deixe a ave descansar no calor residual por pelo menos 10 minutos. Retire do forno e depois desenforme.

  9. Mexa os sucos da panela sobre o fogão para aquecer.

  10. Sirva o frango cortado em uma travessa grande e despeje os sucos da panela por cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.