Pular para o conteúdo

Pudim de doce de leite com aletria receita comum

PUDIM DE DOCE DE LEITE DE ALETRIA

O Pudim de doce de leite com aletria é tudo muito gostos e saboro tanto de comer como é fácil para fazer.Esta é uma sobremesa tâmil muito típica; sempre será servido em um casamento. Um casamento que não serve payasam não é um casamento de verdade, de acordo com os habitantes locais. É leite cozido lentamente reduzido à espessura de creme duplo e definido com aletria e cardamomo, decorado com pistache, castanha de caju e sultanas.

 

Pudim de doce de leite com aletria é fácil, cremoso e doce usando apenas 3 ingredientes ! Este é um dos pudins doces mais fáceis que você pode fazer para a sobremesa em pouco tempo, pois é preparado em apenas 20 minutos.  Uma grande lição que aprendi com esse desafio é que me afeiçoei muito a fazer sobremesas. Antes desse desafio, a quantidade de receitas de sobremesas que eu tinha nesse blog era bem patética! Além disso, a única receita de sobremesa indiana que publiquei antes disso foi um pudim de semolina doce!

 

Quando finalmente consegui minha própria cozinha e uma batedeira KitchenAid, me apaixonei por panificação, mas sobremesas? Isso foi algo que eu sempre adiei! Na minha cabeça, eu me esforçaria tanto para criar pratos principais que ficaria cansado demais para preparar a sobremesa depois! Aprendi então que a chave para ter uma sobremesa incrível é prepará-la antes do jantar.

 

Semiya Payasam com leite condensado! O que posso dizer sobre esta sobremesa indiana básica? É um pudim simples, delicioso, cotidiano e festivo feito com qualquer tipo de aletria e aromatizado com cardamomo, água de rosas e açafrão, nozes e passas! Você pode fazer uma versão magra ou indulgente com uma infinidade de opções de ingredientes. Eu gosto do meu com leite condensado para torná-lo mais rápido e saboroso.

 

Uma das minhas maiores implicâncias em semiya payasam é quando as nozes e as passas estão no fundo do copo. Experimentou isso? A batalha constante para colocá-los todos em nossa barriga antes que o payasam no copo acabe. É por isso que acredito fortemente que a consistência de um payasam é uma coisa pessoal. 

 

Alguns gostam de tê-lo em um copo e beber, alguns gostam de grosso o suficiente para engolir e alguns gostam de nós como grosso para colher. A proporção simples que tento seguir é para cada xícara de aletria, você precisará de um litro de líquido na forma de leite e água. 

 

Esta é a receita da minha família que aprendi . Ela costumava usar aletria indiana chamada Jave, que é enrolada à mão por mulheres (nunca vi um homem fazer isso em seu tempo livre. Minha avó e minha mãe costumavam fazer na época das monções, quando a massa não seca muito rápido. Lembro-me de minha avó nos ensinando, geralmente sentada na varanda. Ela fazia uma massa bem mole com farinha branca simples (maida) e a mantinha coberta com um pano úmido, para não secar.

 

Quando comecei a procurar receitas para este desafio, fiquei imediatamente nervoso. Eu digo um monte de caril. Eu vi canela nos pratos principais. Todas as coisas que fazem minha família torcer o nariz para um prato.

Procurei, procurei e procurei. Encontrei uma sobremesa que era um pouco de fudge de grão de bico que me fascinou, mas depois percebi que o grão de bico da receita não era o grão de bico prontamente disponível nos Eua.

Então encontrei este pudim de aletria. Originalmente eu pensei que era uma sobremesa (e servi-a como tal) e depois reli a receita e percebi que pode realmente ser um prato de café da manhã.

O que é Aletria

 

Vermicelli é um tipo de massa fina que é semelhante ao espaguete . A massa apresenta longos fios de massa arredondados que tendem a ser um pouco mais finos que o espaguete e um pouco mais grossos que o macarrão cabelo de anjo. Em italiano, aletria significa literalmente “pequenos vermes” e reflete a forma distinta de verme da massa.

 

A aletria seca é geralmente feita de farinha de sêmola, uma farinha grosseiramente moída originária de trigo duro . Durum é um trigo duro cultivado especificamente para a fabricação de massas e apresenta altos níveis de glúten e proteína. A densidade da farinha produz uma massa rígida, mas flexível, que mantém bem sua forma e é ideal para a textura al dente, muitas vezes preferida em massas. O trigo também dá à massa uma cor amarela cremosa.

Ingredientes do pudim de doce de leite com aletria

  • 1 litro/1¾ litro de leite integral
  • 1 colher de ghee ou manteiga
  • 50g/  aletria, quebrada em pedaços grosseiros de 4cm/1½in
  • 4 colheres de açúcar
  • ¼ colher de chá de cardamomo moído (ou sementes de 8 vagens)

Decorar

 

 

Modo de preparo do pudim de doce de leite com aletria

  1. Despeje o leite em uma panela grande e funda ou karahi e coloque em fogo médio-alto até ferver, depois reduza o fogo levemente e cozinhe por cerca de 20 minutos até reduzir o volume em um terço.

  2. Enquanto isso, aqueça o ghee (ou manteiga) em uma panela em fogo médio, adicione a aletria e frite por 1-2 minutos, ou até tostar levemente, mas não dourar.

  3. Quando o leite reduzir, adicione a aletria torrada ao leite e cozinhe por mais 20 minutos, ou até a aletria ficar macia e o leite reduzir ainda mais.

  4. Junte o açúcar e o cardamomo, deixe esfriar um pouco e despeje em uma travessa, taças individuais ou copos.

  5. Para decorar, aqueça o ghee (ou manteiga) em uma panela em fogo médio, adicione as castanhas de caju e pistache e frite por 2-3 minutos, ou até dourar, em seguida, misture as sultanas. Coloque esta decoração sobre o payasam, deixe esfriar e depois transfira para a geladeira para esfriar – durante a noite é melhor. Sirva em pequenas porções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.