Pular para o conteúdo

Pão cruzado quente caseiro ( todo mundo gosta )

PÃO CRUZADO QUENTE CASEIRO

O pão cruzado quente caseiro são uns pãezinhos de frutas tradicionais temperados e pegajosos com cruzes de massa. Servidos como um clássico da Páscoa, os pãezinhos também podem ser apreciados em qualquer época do ano. Essa receita de pão cruzado quente caseiro é uma delicia e com certeza todo mundo adora comer, fazer essa gostosura em casa é muito facil e rápido de fazer ,basta um pouco de paciência para preparar essa maravilha da culinária.

 

Este pão cruzado quente caseiro são um cruzamento entre um rolo de jantar e um rolo de canela. Eles são macios, mas densos, com um sabor deliciosamente temperado de canela, noz-moscada e pimenta da Jamaica. Você pode brincar com os temperos, acrescentando até um pouco de cardamomo também. Os pães são adoçados principalmente com açúcar mascavo, depois cobertos com uma cobertura de laranja brilhante. 

 

Para um sabor extra, às vezes jogamos um pouco de raspas de laranja ou casca de laranja cristalizada na massa. Esta receita usa passas. Nós sempre gostamos de pãezinhos quentes com groselha, um tipo de passas, mas não consegui encontrá-los em nenhum lugar este ano. Mas fica a seu gosto fazer o seu pão cruzado quente caseiro em sua caso conforme queira e do seu gosto.

 

Cada porção fornece 313 kcal, 8,5g de proteína, 57g de carboidratos (dos quais 16,5g de açúcares), 5g de gordura (dos quais 3g satura), 2g de fibra e 0,5g de sal.

 

Ingredientes do pão cruzado quente caseiro

Para os pães

  • 625g/ farinha branca forte , mais extra para polvilhar (veja a dica para alternativas)
  • 1 colher de sal
  • 2 colheres de chá de tempero misto moído (ou uma combinação de temperos moídos, como canela, pimenta da Jamaica, noz-moscada, cravo e gengibre)
  • 45g/ de manteiga sem sal , em cubos, mais extra para untar
  • 85g/3 de açúcar refinado
  • limão sem cera , apenas raspas finas (como alternativa, use raspas finas de ½ laranja ou 1 tangerina/satsuma)
  • 1 ½ colher de chá de fermento seco de ação rápida
  • ovo caipira
  • 275ml/  de leite morno ( leites não lácteos também são adequados)
  • 125g/  de frutas secas mistas de sua escolha

Para o topo

  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo (veja a dica para alternativas)
  • 1 colher de sopa de xarope dourado ou mel líquido, levemente aquecido, para glacê (veja a dica para alternativas)

Modo de preparo do pão cruzado quente caseiro

  1. Para os pãezinhos, peneire a farinha, o sal e a mistura de especiarias em uma tigela grande e, em seguida, esfregue a manteiga com as pontas dos dedos. Faça um buraco no centro da mistura e adicione o açúcar, as raspas de limão e o fermento. Bata o ovo e junte à farinha com o leite morno. Misture até formar uma massa macia e maleável.

  2. Abra a massa sobre uma superfície de trabalho levemente enfarinhada. Trabalhe cuidadosamente a mistura de frutas secas na massa até ficar bem combinada. Amasse levemente por 5 minutos, ou até ficar homogêneo e elástico.

  3. Unte uma tigela grande e quente com manteiga. Molde a massa em uma bola e coloque na tigela preparada, depois cubra com um pano de prato limpo e reserve em um local quente por 1 hora para provar.

  4. Vire a massa provada em uma superfície de trabalho levemente enfarinhada e bata a massa. Forme uma bola novamente e volte para a tigela, depois cubra novamente com o pano de prato e reserve por mais 30 minutos para crescer.

  5. Abra a massa em uma superfície de trabalho levemente enfarinhada e divida em 12 pedaços iguais. Enrole cada pedaço em uma bola, depois achate levemente em forma de pão usando as palmas das mãos. Cubra os pães novamente com o pano de prato e deixe descansar por 5 a 10 minutos.

  6. Unte uma assadeira com manteiga e transfira os pães para a assadeira. Enrole a bandeja bem frouxamente em papel manteiga e coloque dentro de um saco de polietileno grande (ou cubra frouxamente em filme plástico levemente untado com óleo). Amarre a ponta do saco firmemente para que não entre ar (se estiver usando) e reserve em um local quente por mais 40 minutos para crescer. Pré-aqueça o forno a 240C/220C .

  7. Enquanto isso, para a cobertura, misture a farinha simples até obter uma pasta lisa bem grossa com 2 colheres de sopa de água fria (pode ser necessário usar um pouco menos ou mais água para obter a consistência certa). Quando os pães crescerem, retire o saco de polietileno e o papel manteiga. Coloque a mistura de farinha em um saco de confeitar (ou um saco plástico de comida com um canto cortado) e faça uma cruz em cada pão.

  8. Transfira os pães para o forno e asse por 8 a 12 minutos, ou até dourar. Assim que retirar os pãezinhos do forno, pincele-os com a calda dourada quente e deixe esfriar sobre uma gradinha.E pode devorar o seu pão cruzado quente caseiro

 

Dicas de receitas

Para a massa, você pode usar até metade de farinha integral ou de espelta em vez de toda branca, mas pode ser necessário adicionar um pouco de leite ou água extra. Você pode até usar farinha simples em um empurrão, mas esteja ciente de que a massa não crescerá tanto e o resultado final pode ser um pouco pesado.

Para a cobertura, qualquer farinha de cor branca funcionará, da farinha de milho à farinha de arroz. Sinta-se à vontade para usar o que você tem – apenas certifique-se de que a pasta seja espessa o suficiente (diferentes farinhas irão absorver diferentes quantidades de água).

Se você não tiver xarope dourado ou mel para glaçar, qualquer xarope de açúcar servirá (xarope de agave, xarope de bordo, etc). Ou tente dissolver 1 colher de chá cheia de qualquer açúcar granulado em um pouco de água quente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.