Pular para o conteúdo

Mousse de chocolate com nibs de cacau

MOUSSE DE CHOCOLATE COM NIBS DE CACAU

Este mousse de chocolate com nibs de cacau é para qualquer chocaholic sério. A sensação sedosa e suave do creme de confeiteiro, juntamente com o chocolate amargo derretido, confere um sabor extra rico.

Receita de Mousse de Chocolate com fotos do passo a passo. Uma receita clássica para uma mousse de chocolate decadente servida com nibs de cacau ou lascas de chocolate. Uma ótima sobremesa para fazer com antecedência quando entreter.

Com o verão a todo vapor na Europa neste momento, uma sobremesa gelada é a maneira ideal de terminar uma boa refeição. Isso ou uma tigela grande de sorvete. E dificilmente se pode deixar de lado o clássico francês por excelência, uma mousse au chocolat .

 

A avó do meu marido é bem conhecida por sua mousse de chocolate, um deleite que ela costumava servir quando meu marido era um garotinho e bem na idade adulta. Infelizmente, dada a idade avançada, ela se aposentou da cozinha há algum tempo, mas eu sempre agradeci quando ela compartilhou sua receita “secreta” comigo e minha cunhada.

 

Fiquei perplexo, mas não muito surpreso, ao descobrir que seu ingrediente secreto era a humilde barra de chocolate ao leite , algo que dava à mousse uma doçura de berçário e que a tornava perfeita para o paladar das pequenas (e grandes) bebês.

 

Receita de mousse de chocolate com nibs de cacau

Para uma mousse de chocolate mais adulta, esta receita de mousse de chocolate indulgente é difícil de ignorar.

A maioria dos mousses de chocolate são muito arejados e leves, mas este é bastante rico e decadente, em parte porque é feito de um crème pâtissière de chocolate , o equivalente francês de um creme engrossado, que é depois iluminado com uma mistura de merengue e chantilly.

A receita de Rachel Khoo leva um pouco mais de tempo para preparar do que sua receita típica de mousse de chocolate com muitas etapas e componentes diferentes; é uma receita complicada, mas não muito complicada, e você ficará grato quando provar o resultado final.

 

O que são Nibs de Cacau?

Para esta receita de mousse de chocolate, você precisará encontrar alguns nibs de cacau . Estes são essencialmente pedaços esmagados de grãos de cacau torrados que têm gosto de grãos de café torrados, embora tenham mais sabor de chocolate amargo do que café.

Os nibs de cacau são uma maneira interessante de adicionar textura e sabor e acho que eles funcionam muito bem aqui em uma mousse de chocolate, proporcionando um pouco de crocância e amargor entre a cremosidade doce da mousse.

Não consegui encontrar nibs de cacau em Zurique, mas, como adoro qualquer tipo de caça gastronômica quando estou viajando, fiquei feliz em encontrá-los em uma loja pequena, mas abundante, bem abastecida com uma incrível variedade de produtos de panificação e outras delícias.

Se você não encontrar nibs de cacau, sugere cobrir algumas nozes picadas com cacau em pó para obter um efeito semelhante.

Uma alternativa mais fácil seria algumas pequeninas lascas de chocolate amargo – divinas se você for um chocólatra.

Ingredientes do mousse de chocolate com nibs de cacau

Para o crème pâtissière (creme de confeiteiro)

Para o merengue de chocolate

Servir

 

 

Modo de preparo do mousse de chocolate com nibs de cacau

  1. Para o crème pâtissière, bata as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas e espessas, depois misture a centáurea.

  2. Adicione o cacau em pó ao leite e deixe ferver e desligue o fogo.

  3. Despeje o leite em um fluxo lento sobre a mistura de ovos, mexendo vigorosamente o tempo todo. (Despeje lentamente para evitar misturar o ovo.)

  4. Retorne a mistura para uma panela limpa em fogo médio e mexa continuamente. Certifique-se de raspar as laterais e o fundo, caso contrário, ele queimará.

  5. O creme começará a engrossar. Assim que soltar uma ou duas bolhas, retire do fogo.

  6. Despeje em uma tigela rasa. Cubra com película aderente (bater levemente a película aderente para que grude diretamente no creme) e leve à geladeira por pelo menos uma hora antes de usar.

  7. Para o merengue, coloque metade das claras em uma tigela de vidro ou metal limpa. Adicione o açúcar, o suco de limão e o sal e bata até ficar branco.

  8. Adicione o restante das claras e continue batendo até que o merengue forme picos firmes quando o batedor for removido.

  9. Derreta o chocolate em banho-maria (uma tigela à prova de calor colocada sobre uma panela de água fervente) ou no microondas em temperatura baixa.

  10. Bata o creme de leite até formar picos macios quando o batedor for removido.

  11. Para fazer a mousse, bata o crème pâtissière gelado para remover quaisquer grumos antes de misturar o chocolate derretido. Misture um terço do merengue e, em seguida, dobre delicadamente o restante, seguido pelo chantilly.

  12. Para servir, pincele 4-6 copos ou ramequins com manteiga macia. Adicione alguns nibs de cacau e enrole-os nas laterais e no fundo dos copos até ficarem uniformemente revestidos.

  13. Divida a mousse entre os copos e leve à geladeira por pelo menos uma hora, mas o ideal é quatro horas. Sirva gelado, polvilhado com nibs de cacau. A mousse deve ser consumida no mesmo dia e não deve ser mantida por mais de dois dias (devido às claras de ovo cruas).

Dicas de receitas

Se você não conseguir encontrar nibs de cacau (disponíveis em lojas especializadas de alimentos, online e em alguns supermercados), uma cobertura de nozes picadas misturadas com um pouco de cacau em pó é uma boa alternativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.