Pular para o conteúdo

Ensopado de carne e chouriço

ENSOPADO DE CARNE E CHOURIÇO

Ensopado de carne e chouriço de carne de vaca cozida lentamente com chouriço e vinho tinto num guisado que não desilude, sobretudo com puré e bolinhos.Esta caçarola lenta de carne e chouriço é exatamente o que você precisa em um dia frio – pedaços macios de carne lentamente cozidos em um molho rico e delicioso com pedaços de chouriço, cogumelos e cenouras

 

Esta é a melhor receita de caçarola de carne de panela lenta que eu já experimentei e cai muito bem com ensopado de carne e chouriço que eu aprendia a fazer! Parece que esperei até o momento certo para postar esta receita. Esta manhã acordei, abri as cortinas e fui saudado pela visão da neve. Apenas uma cobertura leve certamente não o suficiente para fazer um boneco de neve mas a temperatura ainda estava fria o suficiente para me fazer pensar em refeições fartas e saudáveis ​​que te aquecem de dentro para fora.

 

Tem sido um inverno tão ameno – provavelmente sou minoria aqui, mas sinto falta daqueles dias brancos, claros e frescos de Nárnia que associamos a essa época do ano. Eu me apaixonei pelo meu fogão lento ultimamente. Eu não o usei por muito tempo, mas recentemente eu o arrastei para fora do armário e definitivamente ganhou seu lugar de direito em cima da minha bem desordenada, é preciso dizer balcão da cozinha.

 

Esta caçarola de carne é adaptada de uma receita  que eu aprendi com uma amiga. Eu fiz isso pela primeira vez no ano passado e todos nós adoramos. Resolvi tentar adaptar a receita para o fogão lento e deu super certo.Esta caçarola é cheia de sabor carne e chouriço funcionam tão bem juntos e a adição de Guinness uma garrafa inteira lhe dará o molho mais delicioso e aveludado.

 

O fogão lento fará sua mágica e você terminará com uma carne macia que se desfaz quando você a toca com um garfo.Eu adicionei um toque especial a esta caçarola porque dá uma verdadeira profundidade de sabor ao molho. No entanto, se você não quiser usar vinho, pode usar caldo de carne. Lembre-se de que, se usar caldo de carne, não será necessário adicionar o açúcar.Porque só assim o ensopado de carne e chouriço vai ficar mais saboroso e gostoso.

 

Ingredientes do ensopado de carne e chouriço

Para a carne

  • 3 colheres de azeite
  • 1kg/  canela de carne, cortada em pedaços de 4cm/1½in
  • 225g/  chouriço em cubos
  • 1 cebola grande em cubos
  • 2 cenouras grandes , cortadas no mesmo tamanho da carne
  • 2 nabos grandes , cortados no mesmo tamanho da carne
  • 2 colheres de farinha de trigo
  • 300ml/  litro de vinho tinto
  • 600ml/1 litro de caldo de carne
  • sal e pimenta preta moída na hora

Para os bolinhos

Para a massinha

  • 900g/ de batatas descascadas e cortadas em pedaços
  • 25g/  de rábano fresco ralado , ou a gosto
  • 25g/ de manteiga
  • cerca de 100ml/  creme único

 

Modo de preparo do ensopado de carne e chouriço

  1. Para a carne, certifique-se de que há duas prateleiras disponíveis em seu forno e pré-aqueça o forno a 160C/320F/gás 3. Aqueça o azeite em uma caçarola à prova de fogo e doure a carne. (Você precisará fazer isso em lotes, por isso não superlote a panela.) Usando uma escumadeira, retire a carne e reserve.

  2. Adicione o chouriço e a cebola à panela e frite até amolecer e a gordura escorrer do chouriço.

  3. Adicione as cenouras e as nabo e continue a cozinhar até tingir de cor e começar a amolecer. Polvilhe a farinha e cozinhe por 2-3 minutos, mexendo sempre. Despeje sobre o vinho e mexendo sempre, deixe ferver. Junte o caldo de carne.

  4. Retorne a carne para a panela e tempere com sal e pimenta preta moída na hora. Cubra com uma tampa bem apertada e refogue na prateleira inferior do forno por duas horas, ou até que a carne esteja macia – verifique durante o tempo de cozimento para garantir que a carne não fique muito seca. Se isso acontecer, adicione um pouco de água fervida.

  5. Para os bolinhos, forre uma assadeira com papel manteiga antiaderente. Peneire a farinha para uma tigela com uma pitada de sal. Adicione o sebo e o alecrim e junte com água fria suficiente para formar uma massa macia.

  6. Usando as mãos enfarinhadas e trabalhando com os dedos o mais levemente possível, divida a mistura em oito e forme bolinhos ovais. Coloque em uma assadeira levemente afastada.

  7. Asse os bolinhos na prateleira acima da carne nos últimos 25 minutos do tempo de cozimento da carne, até que estejam inchados e cozidos.

  8. Enquanto isso, para o purê, ferva as batatas em uma panela com água fervente e salgada por 15 minutos, ou até ficarem macias. Escorra bem e passe por um espremedor de batatas em uma tigela quente. Misture o rabanete, a manteiga e o creme de leite. Tempere a gosto com sal e pimenta preta moída na hora.

  9. Sirva o purê com a carne e os bolinhos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.