Pular para o conteúdo

Consequências do uso excessivo da Internet na vida do brasileiro

USO DA INTERNET

O uso excessivo da internet na vida do brasileiro tem sido um grande problema hoje em dia.A palavra ‘vício’ tem conotações negativas e geralmente é usada com referência à droga. Destrói a vida porque é difícil sair da teia de drogas. Talvez você esteja confuso pensando que como uma palavra alarmante e negativa ‘Vício’ associada às TIC e mencionada em um livro de TIC. Alguns de vocês que têm computadores podem ter ultrapassado o limite ao jogar jogos de computador.

 

Alguns de vocês não deixaram o computador, embora deveriam ter saído para uma tarefa importante. Os usuários que têm acesso à internet também têm contas no Facebook. Ao postar status no facebook, você espera ansiosamente por muito tempo para ver quando alguém dá ‘Curtir’ ao seu status. Você obteve prazer quando o número de seus amigos do facebook aumentou.

 

 Talvez você tenha passado mais tempo no facebook do que o habitual. Você poderia ter se saído melhor no exame se tivesse passado menos tempo nessa rede social. Você poderia ter lido alguns bons livros ou brincado um pouco mais no parquinho ou passado mais tempo com seu irmão, irmã e pais.

 

Talvez você, que vem prejudicando suas vidas desperdiçando seu tempo no facebook ou jogando jogos de computador mais do que o normal, entenda a causa de adicionar uma palavra negativa ‘Vício’ com as palavras positivas ‘Computador’ e ‘Internet’. 1Vício1 significa quando alguém, apesar de saber que é um ato bizarro, não consegue evitar a tentação de fazê-lo. O que vale para a droga vale também para o computador e a internet. Assim como a droga é prejudicial para a vida, também o computador e a internet se forem usados ​​além do limite.

 

Vício em jogos de computador

O vício em jogos de computador começa desde a infância, e geralmente acontece devido ao desconhecimento dos pais. Computador é uma ferramenta e diferentes tipos de trabalhos podem ser feitos com ele Como muitas palavras positivas são ditas sobre essa tecnologia, os pais acham que o que é feito pelo computador é positivo. Portanto, quando veem seus filhos sentados em frente ao computador por muito tempo, não pensam em estar alertas.

 

O jogo de computador é um tipo de entretenimento e tem uma dimensão diferente. Se você joga jogos de computador apenas como entretenimento dentro do limite, isso pode ser parte de um bom entretenimento. No entanto, isso não acontece na maioria das vezes. Pessoas de todas as idades, de tipos a adultos, podem ser viciadas em jogos de computador. Um homem coreano morreu enquanto jogava no computador por SO horas seguidas. Um casal chinês vendeu seu filho para pagar seus jogos de computador.

 

 

Esses exemplos nos lembram que o vício em jogos de computador não é algo incomum. Se não for tomado cuidado, um homem pode facilmente se viciar em jogos de computador. Como o vício em jogos de computador é novo, extensos trabalhos de pesquisa não foram feitos sobre ele. No futuro, eles nos fornecerão direção absoluta. A pesquisa identificou a presença de uma substância química estimulante no cérebro de um jogador. viciado em jogos de computador.

 

A forma de um bra.in é alterada em quem usa o computador 10 horas seguidas 6 dias por semana. A pesquisa identificou a presença de uma substância química estimulante no cérebro de um jogador. viciado em jogos de computador. A forma de um bra.in é alterada em quem usa o computador 10 horas seguidas 6 dias por semana. A pesquisa identificou a presença de uma substância química estimulante no cérebro de um jogador. viciado em jogos de computador. A forma de um bra.in é alterada em quem usa o computador 10 horas seguidas 6 dias por semana.

 

Portanto, devemos ter em mente que o jogo de computador pode ser um bom entretenimento, mas é muito fácil ficar viciado nele, e o efeito dele é certamente prejudicial.

 

Vício em site de rede social preferida

O homem é um ser social. Eles continuaram uma relação social o tempo todo. No entanto, a natureza da comunicação social hoje em dia é distintamente diferente da do passado. Significa uma rede social diferente baseada na internet. Existem alguns sites de redes sociais como facebook, twitter, instagram, etc. através dos quais as pessoas podem manter a comunicação com o seu círculo.

 

Antigamente, esses sites eram apenas para os jovens, mas agora pessoas de todas as faixas etárias o utilizam. Eles o usam não para se comunicar com os outros, mas também para estabelecer ideologias e legitimar suas opiniões. Se estivesse na periferia dos objetivos, não teria criado nenhum problema, mas é lamentável que o vício em site de rede social se torne um problema para o mundo inteiro.

 

Os psiquiatras começaram a fazer pesquisas, e as descobertas mostram que o sucesso dos sites depende da habilidade com que eles conseguem atrair os usuários. O principal fator é a frequência com que os usuários visitam o site e quanto tempo permanecem no site. Quanto mais o site é visitado, mais o site é bem sucedido e consequentemente, mais o site vai ganhar dinheiro. Portanto, se os usuários não tiverem cuidado com isso, há toda a possibilidade de desenvolver dependência a esses sites.

 

Outro fator interessante foi identificado pelos psiquiatras. Os indivíduos têm um desejo inerente de impressionar e admirar a si mesmos. Na psicologia, isso é definido como “narcisismo”. Os sites de redes sociais instigam esse desejo inerente ao ser humano. Uma atitude competitiva se desenvolve dentro de todos para se tornarem populares.

 

Os usuários carregam informações minuciosas de si mesmos e, quando as pessoas assistem e gostam, ficam felizes. Todo o sistema funciona como uma droga, e os usuários perdem seu tempo por horas. Na verdade, uma grande perda de tempo em todo o mundo é causada pela imensa popularidade dos sites sociais.

 

Como abandonar o vício da internet ?

Já aprendemos no capítulo anterior que um homem pode ser viciado em jogos de computador e sites de redes sociais como pode ser viciado em drogas. Portanto, tanto viciados em drogas quanto em jogos de computador ou em sites de redes sociais exibem um tipo semelhante de sinais e sintomas. É sábio ter cuidado do que tentar se livrar de ser um viciado. Existe a apreensão de que os usuários que não sabem nada sobre o vício possam desenvolver uma tendência a ele. Desde que você leu sobre isso no livro, você pode permanecer mais cuidadoso sobre isso.

 

As pessoas podem ficar muito preocupadas com isso, assim como com outras fontes de entretenimento. No entanto, jogar jogos de computador não aumenta nosso conhecimento sobre tecnologia. Você terá apenas o prazer de jogar jogos de computador, não qualquer conhecimento tecnológico. Você deve ter cuidado ao jogar jogos de computador para que isso não afete trabalhos importantes de sua vida diária.

 

Esperamos que você não seja viciado em jogos de computador. Da mesma forma, você evitará que as pessoas ao seu redor sejam viciadas em jogos de computador. Aqueles que se tornam viciados em jogos apresentam alguns sintomas particulares. Eles sempre pensam em um jogo em particular e, quando começam a jogar, ficam empolgados e não conseguem fazer suas tarefas diárias sem problemas. Tornam-se desatentos aos seus estudos. Quando são forçados a manter-se afastados dos jogos, sentem desconforto.

 

 O ponto de preocupação é que o vício pode voltar mesmo depois que eles se livrarem desse mau hábito. As pessoas, que de alguma forma desenvolveram o vício em jogos de computador e querem se livrar dele, precisam reconhecer para si mesmas que desenvolveram um vício. Eles têm que fazer uma lista dos eventos importantes de sua vida. Eles devem se convencer sobre o lugar do jogo de computador na lista.

 

 Eles também precisam fazer uma lista dos problemas de sua vida, e devem descobrir o problema causado pelos jogos de computador. Eles devem dividir e alocar seu tempo para cobrir todos os aspectos importantes da vida – estudo, lição de casa, playground, atividades extracurriculares, passar tempo com a família e trabalhos sociais voluntários.Se eles tiverem tempo livre depois de fazer todos esses trabalhos, eles jogarão jogos de computador então. Eles devem gradualmente manter-se ocupados com trabalhos criativos em vez de jogar jogos de computador.

 

Os usuários que foram viciados em sites de redes sociais devem proceder da mesma forma para se livrar do vício. Eles deveriam tentar convencê-los de que perder muito tempo nesses sites é uma espécie de vício. Quando você tem a intenção de assistir algo em sites de redes sociais, deve se perguntar se realmente tem algum propósito em assistir. Se não, você tem que se controlar.

 

 Você deve anotar a duração do tempo que você gasta sempre nos sites. Depois de resumir o tempo que você gasta com isso em um dia, semana e mês, você deve chegar a uma conclusão sobre o volume de trabalho que poderia ter feito durante esse período.

 

Você tem que reduzir o número de amigos desconhecidos do seu site de rede social para reduzir seu vício. Você precisa se convencer de que, depois de concluir os trabalhos importantes, poderá navegar nos sites. Você tem que desenvolver o hábito de desativar sites de redes sociais quando tiver exames ou outros eventos importantes. Você reduzirá gradualmente o vício dessa maneira e, finalmente, se livrará dele completamente. Você deve se lembrar de que cada momento de sua vida é valioso, e não é sensato gastar esses momentos para qualquer vício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.