Pular para o conteúdo

Como fazer um rosbife delicioso de Natal

RECEITA DE ROSBIFE DA NATAL

Como fazer um rosbife delicioso de peru de Natal em favor de uma receita passo a passo infalível para cozinhar receita de rosbife com todos os acompanhamentos. Use nossa calculadora de torrefação para calcular os tempos e temperaturas exatos de cozimento do rosbife.

 

Este é o Natal ainda que não tenha chegado ainda, tudo embrulhado literalmente! Os sabores natalinos que todos adoramos estão neste assado de “carne” um delicioso rosbife para saborear em um dia natalino , ou jantar especial. É tão suculento e saboroso. Jantar de Natal” o que significa muitas coisas para muitas pessoas.

 

Para nós, a ceia de Natal é algo especial. É um conceito de receita ou refeição que não temos com muita frequência ao longo do ano. Algo que cuida da preparação. Algo que faz com que todos os participantes se sintam especiais .Quando você compra uma costela em pé no açougue, às vezes eles já apararam para você para que os ossos fiquem para fora. Se não, você pode cozinhá-lo como está ou cortá-lo você mesmo. É muito fácil.

 

Se você tem um açougueiro amigável, você pode pedir a ele para apará-lo para você também. Em seguida, esfregue-o com uma mistura picante feita de mostarda integral ,ervas e gordura de bacon e asse no forno. Assim vai  ter um toque mais que especial o seu delicioso rosbife de natal para degustar com a sua família com um bom vinho ,é uma boa pedida e confortável ocasião.

 

Ingredientes

Para os pudins do rosbife de natal

225g/ de farinha simples

8 ovos caipiras

600ml/  leite

sal marinho e pimenta preta moída na hora

Para os legumes

1 couve -flor , cortada em floretes grandes

300g/  de feijão francês , aparado

1 brócolis , cortado em floretes grandes

8 cenouras , descascadas e cortadas em bastões

Para a carne assada

2.75kg/  lombo de carne bovina inteira , gordura e tendões aparados

250g/ de carne bovina pingando ou banha

Para o molho

200ml/7 vinho tinto

1 litro/  pintas de caldo de carne

Para as batatas assadas

2kg/  batatas grandes farinhentas , como King Edward, cada uma descascada e cortada em 2 ou 3 pedaços

Para as couves de Bruxelas

200g/  fatias de bacon defumado, cortadas em lardons

500g/  couves de Bruxelas , aparadas e finamente desfiadas

250g de castanhas cozidas , picadas grosseiramente

175g/  de manteiga

 

Modo de preparo do rosbife de natal

  1. Primeiro prepare a massa de pudim de Yorkshire. Despeje a farinha em uma tigela grande. Faça um buraco no centro e, em seguida, bata os ovos, um de cada vez, trazendo a farinha de dentro do buraco.

  2. Aos poucos, adicione o leite até que a massa fique lisa e bem combinada. Tempere com sal e pimenta, cubra a tigela e leve à geladeira durante a noite.

  3. Você também pode preparar os legumes com um dia de antecedência. Leve uma panela grande com água salgada para ferver. Prepare uma tigela grande de água gelada. Adicione os floretes de couve-flor à água fervente e deixe ferver por 4-5 minutos, ou até ficarem perfeitamente macios. Retire da panela com uma escumadeira e mergulhe na tigela de água gelada. Reserve até que os floretes esfriem (isso impedirá que continuem cozinhando). Escorra, transfira para uma assadeira e reserve.

  4. Repita o processo com os feijões franceses, fervendo-os por apenas 2-3 minutos. Adicione o feijão escorrido e resfriado à bandeja.

  5. Repita o processo com os floretes de brócolis, fervendo-os por 1-2 minutos. Adicione o brócolis escorrido e resfriado à bandeja.

  6. Repita o processo com os bastões de cenoura, fervendo-os por 6-7 minutos. Adicione a cenoura escorrida e resfriada à bandeja.

  7. Isso garantirá que você tenha todos os legumes preparados e perfeitamente cozidos prontos para reaquecer no dia. Resfrie todos os legumes, cobertos, na assadeira (ou em um saco de comida ou recipiente plástico) até que seja necessário.

  8. No dia de Natal, prepare a carne. Pré-aqueça o forno a 200C/180C Ventilador/Gás 6.

  9. Corte a gordura da carne em um padrão cruzado usando uma faca afiada e tempere a carne generosamente com sal e pimenta.

  10. Aqueça uma frigideira em fogo alto. Quando a panela estiver bem quente, adicione 25g da carne pingando e, quando estiver derretida, frite a carne de todos os lados até dourar.

  11. Coloque o bife, com a gordura voltada para baixo, em uma assadeira e asse por 45-50 minutos (para mal passado) ou mais até ficar cozido ao seu gosto – mas lembre-se de que a carne continuará a cozinhar enquanto descansa. Vire o bife na metade do tempo de cozimento. Quando a carne estiver cozida ao seu gosto, transfira-a para um prato grande, cubra com papel alumínio e deixe descansar por 30 minutos.

  12. Enquanto isso, para o molho, leve a frigideira com os sucos da carne ao fogo médio e, quando estiver quente, adicione o vinho. Leve a mistura para ferver e continue a ferver até que o volume do líquido tenha reduzido pela metade.

  13. Adicione o caldo de carne e volte a mistura para ferver, fervendo até que o volume do líquido tenha reduzido em um terço, depois tempere com sal e pimenta. Coe o molho em uma jarra ou molheira. Cubra e mantenha aquecido até que seja necessário (pode ser necessário reaquecê-lo antes de servir).

  14. Em seguida, faça as batatas assadas. Coloque as batatas em uma panela grande, cubra com água fria, adicione uma pitada de sal e deixe ferver. Reduza o fogo até que a água esteja fervendo e cozinhe as batatas por 3-4 minutos. Escorra as batatas usando uma peneira e agite-as um pouco na peneira para deixar as bordas ásperas. Deixou de lado.

  15. Quando a carne tiver apenas 35 minutos para cozinhar, coloque 100g/3½oz da carne restante ou banha em uma assadeira de fundo profundo. Aqueça a gordura no forno por 5 minutos, ou até fumegar.

  16. Adicione cuidadosamente as batatas cozidas e escorridas à gordura quente, certificando-se de manter o rosto o mais longe possível da assadeira, caso a gordura espirre. Tempere as batatas com sal marinho e, em seguida, retorne a assadeira ao forno. Asse as batatas com a carne por 30 minutos, ou até que comecem a ficar douradas e crocantes.

  17. Vire as batatas depois de retirar a carne do forno, depois aumente a temperatura do forno para 220C/200C Ventilador/Gás 7 e asse as batatas por mais 30 minutos.

  18. Assim que tiver virado as batatas, divida 100g/3¾oz da banha restante igualmente entre os buracos de duas formas de muffin de 12 buracos ou de pudim Yorkshire. Aqueça a gordura no forno por 10 minutos, ou até fumegar.

  19. Enquanto isso, transfira a massa do pudim Yorkshire para uma jarra. Despeje cuidadosamente a massa de pudim de Yorkshire nas latas, enchendo cada buraco com dois terços. Asse os pudins de Yorkshire no forno com as batatas assadas nos últimos 20 minutos que as batatas devem ter deixado para cozinhar, certificando-se de não reabrir a porta do forno.

  20. Após 20 minutos, abra ligeiramente a porta do forno para permitir a saída do vapor. Retire as batatas, que já devem estar prontas (perfure-as com uma faca afiada para verificar se estão macias no centro). Transfira para uma travessa e mantenha aquecido.

  21. Reduza a temperatura do forno para 190C/170C Ventilador/Gás 5. Continue a cozinhar os pudins Yorkshire nessa temperatura por mais 12-15 minutos, ou até ficarem crocantes, crescidos e dourados. Transfira para uma travessa e mantenha aquecido.

  22. Para as couves de Bruxelas, aqueça o restante pingando ou banha em uma frigideira grande em fogo médio. Adicione o bacon e frite por 3-4 minutos, ou até ficar crocante e dourado.

  23. Adicione os brotos e frite por 2-3 minutos, ou até murchar. Adicione as castanhas picadas, metade da manteiga e 2 colheres de sopa de água e refogue até que as castanhas tenham aquecido e o líquido tenha evaporado. Tempere com sal e pimenta. Retire do fogo e mantenha aquecido.

  24. Finalmente, leve uma panela grande de água salgada para ferver, adicione todos os legumes escaldados e cozinhe por 30 segundos, ou até aquecer. Escorra bem e transfira para uma travessa, salpicada com a manteiga restante.

  25. Sirva a carne numa travessa, rodeada pelas batatas assadas de um lado e as couves de Bruxelas do outro. Sirva os legumes em uma travessa separada e o molho em uma molheira.

1 comentário em “Como fazer um rosbife delicioso de Natal”

  1. Pingback: Sopa de mandioquinha ao curry tudo gostoso - Receitas e Comidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.