Bolo vulcão dinossauro muito simples de fazer

Este bolo vulcão dinossauro de aniversário infantil com tema de dinossauro é perfeito para sua próxima comemoração. Um suntuoso bolo de veludo vermelho se esconde sob o vulcão de chocolate, e a grama de coco, pedras comestíveis, lava de chocolate e dinossauro de fondant fazem dele um verdadeiro espetáculo. Obtenha instruções passo a passo e fotos de como fazer este bolo de dinossauro e outros bolos de festa divertidos.

Para esta receita, você precisará de 4 formas de bolo de sanduíche de 20 cm/8 pol (aproximadamente 4 cm/1 ½ pol. de profundidade), uma tábua de bolo de 25 cm/10 pol e 40 cm/16 pol.

 

Ingredientes do bolo vulcão dinossauro

Para os bolos de veludo vermelho

  • 270g/9½oz de manteiga com sal , amolecida
  • 670g/1lb 4½oz de açúcar refinado
  • ovos caipiras grandes , levemente batidos
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 ½ colher de sopa de corante alimentar vermelho
  • 670g/1lb 4½oz farinha simples
  • 45g/1½oz de cacau em pó
  • 530ml/1 litro de leitelho
  • 2 colheres de bicarbonato de sódio
  • 7 colheres de vinagre de vinho branco

Para o creme de baunilha

  • 250g/9oz de manteiga com sal , em temperatura ambiente
  • 500g/1lb 2oz de açúcar de confeiteiro
  • 1 ½ colher de sopa de extrato de baunilha

Para o creme de chocolate

  • 300g/10½ onças de chocolate amargo , partido em pedaços
  • 300ml/10fl oz creme duplo
  • 200g/7oz de manteiga com sal , em temperatura ambiente
  • 400g/14oz de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de extrato de baunilha

Para a lava de chocolate

  • 350g/12oz de chocolate branco , partido em pedaços
  • 12g/½ onças de óleo de girassol
  • pasta de corante alimentar laranja traço

Decorar

  • traços preto, verde, azul, corante alimentar roxo
  • 200g/7oz de coco ralado
  • 100g/3½oz de açúcar refinado
  • 2 colheres de água
  • 40g/1½oz de pipoca pré-estalada , doce ou salgada
  • 1kg/2lbs 4oz glacê de fondant
  • açúcar de confeiteiro , para polvilhar

Modo de preparo do bolo vulcão dinossauro

  1. Pré-aqueça o forno a 170C/150C Ventilador/Gás 3. Unte 4 formas de bolo inglês de 20cm e forre o fundo com papel manteiga. Polvilhe as formas com farinha e depois sacuda o excesso.

  2. Para fazer as esponjas, bata a manteiga e o açúcar juntos na batedeira ou com um batedor elétrico de mão em alta velocidade até ficar pálido e fofo. Adicione os ovos aos poucos, misturando bem em alta velocidade após cada adição, depois misture a baunilha e o corante vermelho. Abaixe a batedeira para velocidade baixa e adicione o cacau em pó e metade da farinha. Quando estiver bem misturado, bata na metade do leitelho. Repita com a farinha restante e o leitelho até que a mistura fique lisa e uniforme.

  3. Misture o bicarbonato de sódio e o vinagre em uma tigela pequena e, assim que começar a borbulhar, despeje na mistura de bolo vermelho. Bata a mistura por mais 2 minutos em velocidade alta.

  4. Divida a massa do bolo entre as 4 formas de bolo, enchendo cada forma até três quartos. Asse por aproximadamente 35 minutos, virando após 20 minutos para que fiquem uniformes. Depois de assados, esfrie os bolos sobre uma gradinha, embrulhe em papel filme e guarde na geladeira.

  5. Para fazer o creme de baunilha, bata a manteiga com sal e o açúcar de confeiteiro em alta velocidade por alguns minutos até que a mistura fique pálida e fofa. Adicione o extrato de baunilha e bata para combinar.

  6. Retire as esponjas da geladeira e corte as cúpulas. Mantenha os cortes. Pegue 3 das esponjas e corte um círculo de 18cm/, 15cm/6in e 12cm/5in de cada uma. Guarde os anéis restantes.

  7. Separe 150g/5½oz do buttercream para usar mais tarde. Espalhe uma camada fina do creme de manteiga restante na placa de bolo de 25 cm e use 2 dos anéis de bolo (não os círculos) para criar uma camada inferior circular com o mesmo diâmetro da placa de bolo. Preencha o buraco no centro e quaisquer lacunas do lado de fora com os cortes reservados. Espalhe uma camada de 1cm/½in de buttercream em cima desta camada, em seguida, coloque a esponja de 20cm/8in sobre ela. Repita esse processo usando esponjas de diâmetro menor a cada vez. Espalhe uma camada de creme de manteiga na esponja superior e, em seguida, crie uma abertura para o ‘vulcão’ com os anéis de esponja restantes. Embale qualquer esponja restante nos ‘degraus’ do vulcão para dar uma aparência mais orgânica. Coloque na geladeira.

  8. Para fazer o creme de manteiga de chocolate, coloque o chocolate em uma tigela refratária. Leve o creme de leite para ferver em fogo médio, mexendo regularmente, em seguida, despeje sobre o chocolate e deixe descansar por alguns minutos. Mexa o ganache rapidamente para juntá-lo. Se parte do chocolate não derreter, você pode aquecê-lo por 10 segundos de cada vez no micro-ondas.

  9. Bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro em velocidade alta por alguns minutos até que a mistura fique pálida e fofa. Adicione o extrato de baunilha, em seguida, despeje o ganache de chocolate no creme de manteiga e bata até combinar.

  10. Separe 150g/5½oz de cobertura de creme de manteiga de chocolate para usar mais tarde. Espalhe o restante do creme de manteiga de chocolate generosamente sobre o bolo até obter uma forma de cone. Leve o bolo de volta à geladeira para firmar.

  11. Para decorar, forre 2 tabuleiros de forno com papel vegetal. Dilua uma pitada de pasta de corante alimentar verde com algumas colheres de água em uma tigela pequena. Adicione isso a um saco de sanduíche junto com o coco desidratado, feche-o e amasse o coco até que fique todo colorido. Espalhe o coco em uma das bandejas para secar.

  12. Dissolva o açúcar em 2 colheres de sopa de água em uma panela média e reduza para uma calda em fogo médio. Adicione algumas gotas de corante verde, em seguida, adicione a pipoca e misture. Espalhe a pipoca na outra bandeja para esfriar.

  13. Misture algumas gotas de corante verde no creme de manteiga de baunilha de 150g que você reservou anteriormente. Espalhe uma camada fina na placa ou travessa de bolo de 40 cm/16 pol. Polvilhe com o coco colorido. Espalhe uma camada fina do creme de manteiga de chocolate restante ao redor do terço inferior do bolo e pressione a pipoca. Retire o bolo da geladeira e coloque o bolo cuidadosamente na tábua de bolo, polvilhando qualquer pipoca restante ao redor da base do bolo.

  14. Para fazer a lava de chocolate, misture o óleo de girassol e o corante laranja em uma tigela. Derreta o chocolate branco em intervalos de 10 segundos no micro-ondas. Misture o chocolate rapidamente na mistura de óleo. Verifique se a ‘lava’ está escorrendo pingando-a contra a lateral da tigela – se precisar ficar mais líquida, adicione um pouco mais de óleo.

  15. Cubra o topo do bolo com lava e depois pingue metade da mistura pelas laterais em um estilo semelhante ao da foto. Espalhe a mistura restante em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao freezer por 5 minutos. Quando a lava tiver assentado, quebre em cacos e grude no topo do vulcão.

  16. Para fazer o dinossauro, pinte 900g da cobertura de fondant com corante alimentício até obter o tom desejado. Usamos uma combinação de verde e azul para a imagem. Enrole 600g/ disto em uma forma de vaso para o corpo. Empurre um espeto de madeira em todo o corpo de cima para baixo, em seguida, corte o palito até 3 cm além do ponto de corte do pescoço. Sente o corpo em uma superfície polvilhada com açúcar de confeiteiro. Forme 2 pernas usando 75g/2 cada do fondant da mesma cor. Aperte a ponta de cada perna e modele os pés. Prenda as pernas ao corpo principal usando um pouco de água. Use um espeto para recortar os dedos dos pés e fazer buracos para as garras. Pinte um pedaço de fondant do tamanho de uma noz usando a cor que você quiser para o baú. Enrole o fondant em uma folha fina, depois corte em uma forma oval e cole no corpo usando uma pequena quantidade de água. Faça linhas horizontais no peito com uma faca ou espeto. Pegue mais três pedaços grandes de fondant colorido do tamanho de uma noz e enrole em salsichas longas. Molde 2 dessas salsichas em braços e aperte no final para formar as garras. Use um pouco de água para colocar os braços no lugar. Molde o terceiro pedaço de fondant em uma cauda e prenda na parte de trás do dinossauro da mesma maneira.

  17. Faça o fondant colorido restante em uma forma de pêra larga para a cabeça. Use um espeto de madeira e uma faca para recortar a boca, as narinas e os olhos. Usando um pouco do fondant branco, corte triângulos para os dentes e cole na boca com um pouco de água. Prenda a cabeça usando o espeto de madeira que está saindo do corpo principal. Pinte outro pedaço de fondant do tamanho de uma noz com qualquer tom que você gostaria que as manchas e pontas fossem. Molde-os com as mãos e aplique com um pouco de água. Por fim, pinte um pouquinho de fondant de preto e cole nos olhos e sobrancelhas. Adicionar um pouco de branco em cima do preto realmente os faz ganhar vida. Coloque o dinossauro in situ no tabuleiro do bolo. Se você tiver algum fondant branco restante, coloque um pouco de tinta preta e role entre as palmas das mãos para fazer pedras.

  18. Adicione o dinossauro ao bolo e sirva para um público muito animado!

Deixe um comentário