Bolo arco-íris para aniversário

Este impressionante bolo arco-íris para aniversário é a peça central perfeita para celebração e festa. É enganosamente simples de fazer também – tudo que você precisa são ingredientes básicos para bolo e um arco-íris de corante alimentar!

Você precisará de 6 formas de bolo de sanduíche com fundo solto de 6 x 20 cm (aproximadamente 4 cm/1 ½ pol. de profundidade), uma placa de bolo de 20 cm/ e 30 cm/12 pol. , prato giratório, raspador lateral para bolo e 6 sacos de confeitar de tamanho médio.

 

Ingredientes bolo arco-íris para aniversário 

Para a esponja

  • 500g/ de manteiga com sal , em temperatura ambiente, mais extra para untar as formas
  • 500g/ de açúcar refinado
  • 10 ovos caipiras grandes , levemente batidos
  • 3 colheres de extrato de baunilha
  • 500g/ de farinha com fermento , mais extra para polvilhar as latas

Para o creme de manteiga

  • 500g/ de manteiga com sal , em temperatura ambiente
  • 1kg/ de açúcar de confeiteiro
  • 3 colheres de extrato de baunilha
  • 2 gotas de leite

Decorar

  • pasta corante alimentar , nas cores rosa, roxo, amarelo, verde, laranja e azul
  • granulado multicolorido ou funfetti

Método do bolo arco-íris para aniversário 

  1. Pré-aqueça o forno a 170C/150C Ventilador/Gás 3. Unte formas de bolo de 6 x 20cm (aproximadamente 4cm) e forre o fundo com papel manteiga. Polvilhe as formas com farinha e depois sacuda o excesso.

  2. Bata a manteiga e o açúcar juntos na batedeira ou com um batedor elétrico de mão em alta velocidade até ficar esbranquiçado e fofo. Ligue a batedeira em velocidade baixa e adicione os ovos aos poucos, misturando em velocidade alta após cada adição. Adicione a baunilha e, em seguida, adicione metade da farinha. Misture até ficar homogêneo, em seguida, adicione o restante da farinha e misture até obter uma massa de bolo lisa.

  3. Divida a massa igualmente entre 6 tigelas de tamanho médio e adicione traços de cada um dos corantes alimentares. Misture até obter uma massa rosa, amarela, laranja, verde, azul e roxa. Despeje cada cor em uma das formas preparadas e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos, virando após 18 minutos para que fiquem uniformes. Depois de assados, esfrie os bolos sobre uma gradinha, embrulhe em papel filme e guarde na geladeira.

  4. Para fazer o creme de manteiga, coloque a manteiga com sal na tigela da batedeira. Peneire o açúcar de confeiteiro por cima, junte a mistura em velocidade baixa e bata em velocidade alta por alguns minutos até que a mistura fique pálida e fofa. Adicione o extrato de baunilha e bata para combinar.

  5. Retire os bolos da geladeira e corte as cúpulas para que fiquem planas. Descarte os cortes. Coloque o tapete antiderrapante de 18 cm/7 pol no prato giratório e coloque a placa de bolo de 20 cm/8 pol por cima. Coloque um pouco de creme de manteiga na tábua de bolo e coloque a esponja roxa por cima. Espalhe uma camada de ¾ cm/½ polegada de creme de manteiga no topo e coloque a esponja azul por cima. Repita este processo para as esponjas verde, amarela, laranja e rosa até que você tenha montado todo o bolo com cinco camadas de creme de manteiga entre elas. A esponja superior final deve ter a base voltada para cima. Pressione suavemente o topo da pilha para garantir que o bolo esteja nivelado e livre de bolhas de ar. Leve à geladeira por 10 minutos.

  6. Usando uma faca ou um ralador de queijo, corte as laterais do bolo a alguns milímetros da tábua de bolo em que ele está. Adicione um pouco de leite ao creme de manteiga e bata por 30 segundos para soltar. Coloque 2 colheres de creme de manteiga no topo do bolo e, em seguida, espalhe o creme de manteiga nas bordas e nas laterais com uma espátula. Raspe qualquer excesso e descarte. Esta camada deve ser muito fina, quase translúcida em algumas partes. Retorne o bolo à geladeira por 10 minutos.

  7. Divida o creme de manteiga restante em 6 porções iguais e coloque em tigelas. Pinte o creme de manteiga da mesma forma que coloriu a massa do bolo e coloque cada cor em um saco de confeitar separado.

  8. Coloque o tapete antiderrapante de 25cm/10in no prato giratório e coloque a placa de bolo de 30cm/12in por cima, junto com o bolo. Coloque anéis concêntricos de cada cor de creme de manteiga ao redor do bolo, na mesma ordem da foto. Adicione creme de manteiga rosa suficiente para cobrir o topo do bolo. Raspe o excesso de creme de manteiga das laterais do bolo usando o raspador lateral. Gire o prato giratório em um movimento fluido, mantendo a lâmina em um ângulo de 45 graus contra a lateral do bolo com a outra mão. Repita até obter um bom acabamento liso.

  9. Usando sua espátula, escove cuidadosamente qualquer excesso de creme de manteiga que esteja reunido na borda do bolo em direção ao centro, visando sempre bordas afiadas, lados retos e um topo plano. Se o creme de manteiga tiver ‘rasgado’ em alguns lugares, mergulhe sua espátula em água quente e use-a para suavizar quaisquer imperfeições. Coloque o bolo de volta na geladeira por 10 minutos, ou até que esteja pronto para a próxima etapa.

  10. Coloque o bolo diretamente no prato giratório. Faça 6 redemoinhos em cima do bolo com as cores restantes e polvilhe-os com o granulado multicolorido.

 

Deixe um comentário